Gestação, Parto e Pós Parto

                   Doula pré e pós-parto



Os atendimentos podem ser feitos de forma semanal, quinzenal ou mensal.  Informações atualizadas, orientações,  e acima de tudo,  é trabalhado para que a gestante/casal encontre as suas próprias escolhas.

Entre em contato, venha conhecer  o trabalho do Apoio Materno.

Tipos de Atendimentos:

Consulta Plano de Parto:

Neste encontro a gestante, e seu (sua) acompanhante,  pode planejar o seu parto, discutir formas onde se sinta mais ativa e participativa do seu processo. Informações e orientações educativas sobre o trabalho de parto, tipos de parto,  procedimentos realizados nos vários tipos de parto (bem como no parto humanizado, sem procedimentos de rotina), participação de doula e do acompanhante escolhido pela mulher.

Consulta Plano de Pós-parto

Esta consulta trabalha  aspectos práticos  a serem previstos pela família no pós-parto adequando as possibilidades reais da mesma. Bem como as questões de relação conjugal, irmãos do bebê, familiares e as expectativas emocionais da gestante (ou casal). A proposta é fornecer informações e questionamentos para montar um Plano de Pós-parto que possibilite  que a mulher esteja bem assistida e tranquila após a chegada do bebê.

Consultoria Bebê:

Este atendimento combina informações sobre os cuidados iniciais do recém-nascido no dia a dia com os aspectos emocionais desta fase. De forma que a mãe/pai/familiar possa pensar na sua visão de maternidade/paternidade de acordo com suas vivências, infância e teorias de educação e cuidados de bebês. Possibilitando que pensem com antecedência nas suas escolhas e tenham um tempo de preparar o ninho.
Também é conversado questões sobre cólicas, sono do bebê, segurança para dormir etc.

Consultoria de Amamentação:

Na gestação os encontros são realizados para esclarecer dúvidas e prestar informações sobre as técnicas de amamentação, prevenção de problemas, ordenha, posições para amamentar, pega adequada do bebê. E ainda sobre os aspectos emocionais relacionados ao processo de amamentação.

No pós-parto a consultoria é feita vendo o manejo prático da amamentação e ajuda na adaptação da mãe-bebê. Também auxiliando a identificar fatores estressores e como apoiar a mãe na questão emocional e de suporte para que se sinta tranquila neste momento.  

Consultoria/curso personalizado:

Cada família tem necessidades próprias, por isso abaixo estão  apenas sugestões de temas para os encontros, podendo haver outros conforme cada situação.

À partir de uma entrevista inicial é feito um planejamento dos atendimentos, de forma bem personalizada .

Temas:

Durante a gestação: 
  • amamentação
  • cuidados com o recém-nascido (banho, umbigo,fraldas, choro, cólica,necessidades emocionais etc)
  • planejamento do parto
  • mudanças na gravidez
  • pós-parto, como se cuidar nesse período e as mudanças na vida
  • relação casal e familiar após o nascimento
  • plano de parto (uma lista de questões que a gestante deseja neste seu momento)



Parto:


  • consulta com gestante/casal para que conversar sobre o parto, trabalho de parto, papel do acompanhante, o trabalho da doula *, fisiologia do parto. Também pode ser um bom momento para levantar as questões emocionais e relacionais que envolvem o parto.

* Doula: profissional que acompanha a mulher durante o trabalho de parto até o nascimento do bebê, oferecendo conforto físico e apoio emocional. 

* O atendimento do parto é feito com uma doula parceira. 


Atendimento no Pós-parto:


  • ajuda para a mãe se sentir segura e se adaptar à nova rotina
  • organizar com a família o apoio à mãe e estrutura para a chegada do bebê
  • acompanhar os primeiros dias , tirando dúvidas na prática sobre os cuidados do bebê
  • acolher a mãe para que se cuide, se alimente, descanse para poder atender bem de seu bebê
  • acompanhamento na maternidade, ajudando nos cuidados da mãe e do bebê num período do dia
  • acompanhamento da amamentação, ajudando a evitar fissuras e a posicionar bem o bebê, e demais questões relacionadas


Adoção (bebês):A mãe ou o casal também gesta um filho adotivo. Também tem dúvidas sobre cuidados com o bebê, a nova rotina e deseja se sentir seguro para receber seu filho. Para isso, também se faz encontros para preparar a sua chegada e acompanhamento quando já está em casa. Suporte, informação e apoio.

Nenhum comentário: